paralisado

Restaurante Universitário da UFSM fechará para reformas a partir de segunda-feira

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

ATUALIZADA: matéria atualizada às 15h24min em 5 de dezembro de 2019

A partir da próxima segunda-feira, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será fechado para reformas. A informação foi publicada em nota do Diretório Central dos Estudantes (DCE) após reunião com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) na tarde desta quarta-feira (veja a publicação abaixo). O pró-reitor de assuntos estudantis, Clayton Hilling, confirmou a informação divulgada pelo DCE.

Conforme a nota, o RU I, localizado no campus de Camobi, precisará de reformas que custarão cerca de R$ 4 milhões. No entanto, os cortes de verbas do governo federal dificultariam o custeio das obras. Por isso, a solução encontrada seria a terceirização completa do restaurante a partir de março, além da redução de horário de funcionamento durante o período de férias.

Após 18 meses parada, obra da Central de UTIs terá sexta licitação

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, confirmou que serão feitas alterações no funcionamento do RU, porém não entrou em detalhes.

- Haverá mudanças, mas não nestes termos (publicados pelo DCE). Vamos garantir a assistência para quem precisa dela, como sempre fizemos. É uma gestão para garantir a assistência estudantil ameaçada pelo orçamento de 2020 - explicou Burmann.

Além disso, a UFSM deixará de oferecer distribuição de alimentos aos estudantes nos dias em que o restaurante não funciona, como é feito até então. De janeiro a março, somente o RU II, localizado no Centro de Tecnologia (CT), também no campus de Camobi, funcionará de segunda a sábado. Já o RU do Centro, no prédio da Antiga Reitoria, abrirá de segunda a sexta-feira. Com isso, o RU do Centro não terá distribuição aos finais de semana, enquanto o RU de Camobi não terá refeições aos domingos.

  • Restaurante Universitário I (RU I): estará fechado para reforma e manutenção na cozinha, com previsão de normalização no atendimento a partir de março. Até lá fica suspensa a distribuição de alimentos aos finais de semana por motivos operacionais. Neste período, os usuários do RU I serão atendidos no RU II, de segunda a sábado;
  • Restaurante Universitário II (RU II): segue fornecendo as três refeições (café da manhã, almoço e jantar) entre segunda e sexta-feira. Nos sábados, haverá somente almoço.
  • Restaurante Universitário do Centro: continua servindo almoço e jantar entre segunda e sexta-feira. Porém, serão suspensos o serviço de almoço no sábado e a distribuição de alimentos aos moradores da casa. Já o café da manhã será distribuído na forma de kits de segunda a sexta-feira.

O QUE DIZ A UFSM
Em nota publicada no site, a UFSM afirma que as medidas são necessárias para dar conta da crescente demanda de refeições:

"De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig, o RU I necessita de reformas estruturais, principalmente na cozinha, para dar conta da crescente demanda de refeições. Hoje o RU tem capacidade para produzir cerca de 1.500 refeições por dia, mas, atualmente, serve de 4 a 5 mil. As reformas custam R$ 4 milhões e, devido às consecutivas restrições orçamentárias dos últimos anos e o possível agravamento da situação em 2020, não são possíveis de serem executadas.

Em vista disso, a alternativa encontrada foi a concessão do RU para uma empresa prestadora de serviços, que, além das refeições, realize investimentos para a conclusão das obras. Nos próximos dias será lançado um pregão eletrônico para empresas de todo o Brasil que tenham interesse em fornecer o serviço completo de refeições. Entre os critérios necessários para concorrer, está a necessidade de garantir a continuidade dos serviços e a qualidade das refeições.   

Conforme Hillig, se essas alterações não fossem feitas, seria necessário restringir o acesso ao RU. "Essas mudanças foram necessárias para garantirmos a continuidade dos serviços de alimentação, assegurarmos a gratuidade para os estudantes que possuem benefício socioeconômico e mantermos o funcionamento pleno dos RUs. Nossa expectativa é que consigamos ter uma economia de aproximadamente 30% nos custos", explica o pró-reitor. 

Clayton Hillig também explica que as mudanças visam racionalizar os atendimentos do RU durante o período de férias letivas, garantindo a manutenção dos serviços em um período de menor movimento. Ele destaca, por outro lado, que as reformas irão propiciar um melhor atendimento aos usuários no ano seguinte. "Por isso, pedimos a compreensão de toda a comunidade universitária pelos eventuais transtornos em função das reformas no RU I e da redução nos horários de atendimento", conclui.".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Restaurante Universitário da UFSM fechará para reformas a partir de segunda-feira

Próximo

RU

Educação